A propaganda é a alma do negócio. Todos já ouviram este ditado popular e analisando bem ele sabemos exatamente quais produtos vão para o céu ou para o inferno. As propagandas do nosso dia-a-dia dispõem de várias fórmulas para obter sucesso. A de maior aceitação, sem dúvida nenhuma, é o humor, mas mal utilizada pode trazer resultados muito ruins, entre eles a ridicularização da marca e descrédito do produto. Isso acontece por que inconscientemente raciocinamos da seguinte forma: se esta empresa se sujeita a isso para nos vender seu produto, quais princípios ela tem de verdade? O maior exemplo de campanha deste tipo é o que segue abaixo:
O comercial em si chama atenção, mas perde demasiado tempo na paródia, até engraçada de tão humilhante que é para os nossos personagens. Existe sim uma boa diferença em palhaçada forçada e a natural e é simples, a primeira nunca tem a menor graça. Além disso, a empresa insiste em apostar neste estilo de humor para sua campanha.
Outro comercial que esteve dando o que falar, e recém lançado, é o comercial novo da Nissan.
A pérola do comercial encarna na sua essência o que chamamos de marketing agressivo. Quando se fala em captar clientes de outras montadoras a Nissan tenta fazê-lo literalmente e o resultado disso é a pérola do marketing moderno.
O comercial alcançou seu objetivo. Atingiu grande quantidade de pessoas. Causou impacto. Teve super exposição na web. Enfim, deu o que falar. O grande erro. Percentualmente falando o carro da concorrente aparece muito mais do que o deles. Não, não influi só no surdo que assiste o comercial. Mesmo os que prestam atenção no comercial a exposição excessiva de um produto pode até produzir um efeito diferente do planejado quando se trata do produto da concorrente e isto não é lei de Murphy, e aliando o comercial da Nissan junto a um estilo de música, até não tão comum entre os reais compradores deste tipo de carro, temos um comercial mal direcionado, levando em conta as pessoas que entendem ou gostam do tipo de música do comercial. Raros são os que realmente analisam a veracidade dos fatos, ignorando o fato de que a diferença citada no comercial é referente ao preço de tabela dos carros básicos, que são diferentes entre eles, e que de concessionária para concessionária a diferença pode ser menor ou quase não existir.
E por último, por ora, mas não melhor que os demais o comercial sem sentido da h2oh. A empresa possui boas campanhas. Até tatuaram nas nossas mentes o "oh" onomatopaico do nome. Ainda há quem diga: "agá dois oh agá", mas a realidade que o nome, já uma boa jogada de marketing, tem sido um grande trunfo para a marca, mas dessa vez eles apresentaram o lixo abaixo.
O filme tem um sentido sim, obscuro e um tanto bobo. na própria descrição dos criadores da pérola há a explicação, mas para comercial de uma bebida, "leve" o comercial deveria se voltar ao foco do produto, porém não como um todo. Acontece que a própria ideia de bebida "leve" já é algo questionável. E como vender um produto questionável? A melhor forma seria talvez usar da seriedade quanto a dúvida levantada pela própria existência do produto. Leve mesmo não é a bebida. É a consciência de quem criou a campanha, pois quando cair na realidade não estará mais. O comercial deveria se voltar no que o produto é de fato, enquanto muitos ainda acharem que se trata de mais um refrigerante os comerciais se voltam a fazer piadas enquanto o produto que eles vendem ainda não possui identidade.
Só não concordo com o da Nissan que foi um excelente comercial que foge dos comerciais politicamente corretos e que se repetem. Isso no mínimo ajuda o produto ou marca a se tornar conhecido e, assim, alcançar o seu objetivo.
ResponderExcluiros da tigre poderiam ser mais curtos mas a ideia eh justamente essa meu querido blogueiro, dar a impressão que vc vai pagar uma mico tão grande qnto o do pessoal do proprio comercial se usar outra marca. e o da nissan foi mto bem bolado , usou uma lingueagem atual tirando sarro da atual industria fonografica enqnto tmb tira sarro das outras montadoras q o objetico principal.
ResponderExcluirnão concordo que sejam maus comerciais. Parte dos comerciais da Tigre são realmente sem graça mas não acho que isso abala a marca pois ela é a maior e a que faz mais comerciais. amei o comercial da h20h
ResponderExcluirAcho que realmente são comerciais ruins, concordo com vc.
ResponderExcluirO comercial da Nissan quis ser polêmico, passar algo diferente dos demais, mas infelizmente utilizou os mesmos meios de marketing dos demais comerciais, explorando a sensualidade e a sexualidade das mulheres. Não concordo com o comercial neste aspecto.
ResponderExcluir"A empresa sempre ressalta o quanto os tubos e conexões representam no valor total da obra, ocorre que isso não é um argumento totalmente válido para comprar ou não um produto."
ResponderExcluirEsta é uma opinião muito pessoal, portanto, totalmente desnecessária. Para quem está construindo ou reformando, a informação é muito válida.
Não acho que as propagandas da Tigre sejam tão ruins assim. pensei que veria todas as propagandas atuais das cervejarias e não há nenhuma.
Quanto à propaganda do Tiida, ela não seria tão ridícula se o carro não fosse tão feio. Eu, particularmente, prefiro rodar com 1.6 "bonitinho" do que com um carro que parece um Monza e 1.8. Se é para comprar carro velho, prefiro pagar 15 mil.
Ainda bem que você é um estudante de TI. Se fosse viver de analisar propagandas tava ferrado.
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