domingo, 17 de fevereiro de 2013

Podres Filmes Hollywoodianos

É verdade que muitos filmes de Hollywood impressionam pelos efeitos especiais, fotografia, maquiagem e muitos outros recursos. Não há como negar. Porém muitos filmes que atraem por aqueles quesitos pecam pelo roteiro, adaptação ou já são adaptados de histórias ruins, mal contadas e sobra apenas para o quesito ação o dever de atrair bilheteria. Filmes como as adaptações da Marvel Comics, e DC Comics são um belo exemplo de produções caras e histórias grotescas que não convencem àqueles que fecham os olhos para os efeitos e se atentam para a história. Há muito do que se esperar de uma ficção fantasiosa de heróis e vilões com superpoderes, ultra tecnologia e mutações que conferem grandes poderes a qualquer ser humano, mas mesmo em um universo como esse não há como tolerar que a burrice e a idiotice sejam o motor dos conflitos, tal qual filmes que queiram chamar a atenção para um mocinho burro demais e um vilão com maldade de proporção inversamente proporcional ao QI do protagonista.
X-men por exemplo chama atenção para um conflito entre humanos normais e mutantes, dotados de super poderes e habilidades especiais superiores a qualquer humano que sofrem discriminação e sofrem socialmente com isso durante a vida. Essa história não tem sentido da forma que é mostrada. Principalmente pelo fato de que os oprimidos são justamente os mutantes.
Spider-Man, conta a história de um nerd que ganha super poderes ao ser picados por uma aranha radioativa. Perde o tio antes disso e passa a se martirizar por não ter impedido a morte dele quando foi capaz. O filme tem muita ação e bons efeitos, mas o motor de arranque do filme se baseia exclusivamente em problemas de relacionamento injustificáveis causados pelo próprio protagonista e se agravam por situações causadas por ele próprio, salvo pormenores que incitam a ação. Um fato curioso é que mesmo dotado de superpoderes o herói continua a ser humilhado e ridicularizado na escola. O filme  tenta justificar que os poderes conferidos ao protagonista são uma maldição, pois só lhe causam problemas, é de saltar os olhos esta explicação.
Superman é a mais previsível história dos cinemas, revistas, desenhos e outras mídias. A perfeição do homem de aço faz com que o telespectador já aguarde pelo momento em que a criptonita modifique toda a história. alheio a isso o homem de aço também conta com problemas sentimentais pouco explicados. E não se pode esquecer que as vestes do herói não são justificáveis nos tempos de hoje, tanto que outras adaptações aboliram a terrível capa e cueca sobre a calça de seus personagens.
Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e outras películas de respeito acabam não se importando com a lógica da vida humana normal para inserir problemas injustificáveis que geram épicas batalhas na telona. O ávido telespectador pouco se importa com isso, afinal os recordes de bilheterias não são de tramas de difícil compreensão e sim de tramas incompreensíveis por qualquer um que queira buscar lógica nelas do ponto de vida social.

Um comentário:

  1. MPA700, gostei de sua crítica...por outro lado, desde criança leio hqs e vejo filmes mirabolantes de super heróis. Sempre entendi que tudo não passa de fantasia, uma forma de você relaxar ou ver as coisas sob outra perspectiva. Se vc acha absurdo, tudo bem, é sua opinião. Histórias de heróis não nasceram com o intuito de serem verdadeiras. Lembra do Hulk? Quando criança, eu amava aquele heróis solitário e tão carente. Apesar de ele ter força para destruir uma cidade, também era imcompreendido e injustiçado. Por outro lado, podermos encarar tais histórias como analogias. Pensa aí!! :)

    ResponderExcluir