A vinda do Obama ao Brasil tem sido ofuscada por nossos telejornais graças ao terremoto que assolou o Japão, o que não faz, de maneira nenhuma, que esta ilustre visita perca sua importância. Entre os motivos que justificam sua vinda um, mais importante, é o fato de os Estados Unidos reconhecerem a importância do Brasil no cenário político mundial. Cabe aos economistas especularem as variáveis deste reconhecimento, mas um fato maior chama a atenção. A eleição de Dilma, e consequentemente a continuação do legado de Lula, quebrando tabus ao eleger uma mulher presidente, não mostra que o povo evoluiu politicamente sua maneira de votar. A construção de uma campanha baseada em variáveis que foram muito bem utilizadas pelo predecessor de Dilma e seus acessores mostram que pelo que tudo indica o governo deverá, ainda, por muito tempo seguir com sua política econômica e social, o que dá ao "regime" mais 8 anos de fôlego, teoricamente. Com isso o que os EUA precisam é se atentar que as relações entre Brasil e Estados Unidos precisam ficar mais estreitas em busca de acordos econômicos que visam o bem comum. Na prática o Obama vêm ao Brasil dar bons tapinhas nas costas da nossa presidenta. Possuímos uma grande reserva de petróleo e energia alternativa. Buscamos mais mercado para exportação e queda de alguns empecilhos comerciais. O que temos a oferecer é superior ao que queremos em troca, daí a importância. Acontece que a ingenuidade do governo anterior e, se continuar da forma que se apresenta, do governo atual pode custar ao Brasil a perda do direito de ser ouvido e atendido correndo o risco novamente de servirmos e não sermos servidos.
Não basta o presidente dos Estados Unidos demonstrar que tem interesse no Brasil. As definições de países ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos, emergentes e emergidos não devem fazer os mesmos sentidos que nas épocas que foram criados tais termos. Os Bric's da vida, mais um rótulo que serve apenas para tentar, inutilmente, colocar cada membro do grupo de países ricos com maus governos, ou governos maus em transição para bons governos, no seu velho lugar de entidades que apenas cumprem pedidos absurdos em busca de reconhecimento e chances perante um lugar de comodidade no mercado internacional. O Brasil corre o risco de tornar a vinda do presidente Obama apenas em um evento de grandiosidade sem melhoras na economia se não deixar a tietagem de lado, o que será difícil devido a grande popularidade do 1º presidente negro da história do país. Temos a primeira mulher presidente, mas cada uma destas conquistas individuais das duas nações não pesam nas decisões econômicas. Que venha o Obama e que o Brasil ao menos diminua o protencionismo comercial dos EUA para com nossos produtos.
E mais uma vez o Brasil vai trocar suas riquesas por espelhos! ;/
ResponderExcluirO EUA ta de olho no pré-sal tem tempo, pelo que sei eles ate tentaram mudar de 2 milhas para 200 metros de orla sendo parte do pais que essa orla está... isso tudo pra vir pegar o pretoleo.
Olá:
ResponderExcluirMuito bom o seu texto.
Sua argumentação está bem reforçada em fatos concretos, mostrando detalhadamente as variáveis que apontam o Brasil com uma grande potência econômica.
Só falta melhorar o IDH.
ABS
Deviam ter vaiado muito mais, esse idiota ae.
ResponderExcluirEle que vai dar ordens do pais dele.
eu morei nos us por 8 anos ,e sei q o dito nao vrio atoa , nao podemos dar moleza para os yanks se nao eles trepao mesmo em nos.eu sei .
ResponderExcluirConcordo com o post, o Brasil não pode ser ingênuo de achar que os EUA está vindo aqui para oferecer ajuda nos negócios econômicos e sociais. Com isso passa a imagem que eles são bonzinhos e que tudo fica bem. E mais uma vez somos nós que acabamos por servir a eles com nossos recursos. O brasil é um país muito rico de repleto de recursos alternativos, por isso somos nós que temos que exigir e o governo saber gerir toda essa grandeza, pois o povo brasileiro carece e merece.
ResponderExcluirGostei do seu post, simples e direto.
ResponderExcluirEsqueceu de falar sobre nossas matérias primas e a água, isso tb é de grande interesse ao senhor Obama e os estados unidos.
Por causa do pré-sal obviamente!
ResponderExcluirKE XATO ESSA MERDA
ResponderExcluirObama vem ao Brasil porque ele tem um jato particular e porque ele quer.. ;)
ResponderExcluirquando li "a vindO" já parei de ler
ResponderExcluiro q falta no brasil nesse momento eh uma illuminati brasileira!
ResponderExcluirInteresses são vários, mas é bom lembrar que a ALCA já deveria estar ativa desde 2005, porém o Brasil foi o empecilho neste processo, agora os EUA novamente tentar viabilizar sua agenda atrasada. Tentam vender seus caças de segunda linha. Mas principalmente evitar que o Brasil forme mais acordos econômicos com o a UE.
ResponderExcluir;)
Servir outros países com nossos recursos é a especialidade do Brasil, o crescimento economico na última década se deu basicamente por isso e na próxima, não será diferente. Oque mudou foi a forma como vendemos, antes era praticamente dado, hj as commodities estão muito mais valorizadas, então, achar que os EUA virão aqui pegar tudo a preço de banana, como era antigamente, só mostra a falta de conhecimento no mercado economico atual.
ResponderExcluirengraçado que todos esquecem tambem dos documentos divulgados pelo wikileaks.
ResponderExcluirEle veio por interesse dos eua, isso é obvio eu sei, mas o interesse são vários, os principais são dois. 1º se os eua nao se unirem a america ajudando-a a se fortalecer vai levar ferro da asia, a china vai passar ser a maior potencia e o eua perdem a ''liderança'', assim sozinhos os eua nao estão conseguindo vencer, por isso tem q unir-se ao restante da america formar um bloco forte para vencer e continuar sendo o lider das americas e consequentemente do mundo.
ResponderExcluir2º pré sal
Anônimo, Obrigado pelo aviso. Já efetuei a correção.
ResponderExcluirGracto!
esses pilantras tão é de olho no petroleo e na amazonia tem tempos,é mais uma maneira deles manterem o controle e a supremacia deles,esses merdas são uns arrogantes e prepotentes e tão pouco se fudendo pro brasil e pro povo daqui,o que eles querem mesmo são nossos recursos...fuck you yankes!!!
ResponderExcluir