O futebol perde um craque? não na verdade o craque perdeu a muito tempo atrás quando Ronaldo parou de jogar bem, na verdade não há nem como precisar quando foi. Sem as edições muitos podem dizem que Ronaldo teve suspiros de brilhantismo. O que acontece é que o mundo da bola perde um grande marqueteiro. Claro que ele não vai parar de vender a imagem que a mídia construiu, mas no mundo dos negócios as coisas irão mudar. O interessante é que como todo homen da mídia seu destaque só se construiu por espasmos de brilhantismo que o acompanha pelo resto da carreira. Ou seja bom jogador ele foi, por um curto perído de tempo no ínicio da carreira, após isso poucos momentos em um grande espaço de tempo. A verdade pode ser percebida em vídeos promocionais de sua carreira ou até no seu dvd oficial. grandes jogadas são poucas por camisas. Vide exemplo abaixo.
Temos poucos exemplos comparado a quantidade de times por que passou, 12 no total contando com seleção brasileira. Encarar a verdade é simples. Dos 612 jogos disputados marcou 414 gols, tendo como média 0,67 gol por partida. Em uma comparação simples temos o seguinte: na lista das 10 melhores médias de gols por jogos não temos o fenômeno. E seguindo mais adiante, comparando com jogadores menos agraciados pela mídia podemos até citar o Túlio que marcou segundo suas contas 950 gols, mas não divulgou em quantos jogos. Temos também Arthur Friedenreich, este é inclusive nome de prêmio. Totalmente desconhecido, mas sendo atualmente o maior goleador da história do futebol, fez mais gols que pelé inclusive. O Túlio só entra na lembrança por estar em 3º lugar na lista dos maiores goleadores em jogos oficiais, segundo a FIFA, e sendo o 5º maior artilheiro do campeonato brasileiro. Indo mais a fundo vemos que o Ronaldo é o que é pelo seu carisma. Ele não precisa mais jogar bem, e as vezes nem jogar. Ele vende camisa, Lota estádio, vende qualquer coisa que segurar e sorrir. Como jogador foi um bom garoto propaganda. Suas boas jogadas que fez no início de carreira foram boas suficientes para até hoje esconder suas pobres atuações, casamentos fracassados e polêmicas sérias.
Do que as pessoas irao sentir falta é de ter um nome "unanimamente" escolhido pela mídia para poder esperar que faça gols e seja o novo salvador. Opções não faltam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário